sexta-feira, janeiro 16, 2009

Workshop de Fotografia Publicitária com Celso Yamachita e Marcio Saiki

Estava bastante sumido. A vida andou com suas reviravoltas. Estou quase saindo de uma boa gripe. Primeiro gostaria de dizer como está sendo bom realizar novamente os workshops, pena que este talvez seja o último pela NASHPHOTOGRAPHERS, mas virão outros através de outras empresas em consórcio.
Este workshop é especial, estamos namorando há praticamente 1 ano este profissional, Celso Yamachita. Dentro dos 25 anos de fotografia e dos 15 de fotografia no ramo publicitário estão trabalhos para empresas de renome nacional e mundial. E não foram trabalhos esporádicos, foram anos fazendo boas campanhas para BAYER SA., GENDAI, SADIA, TIGRE, 51... e muitos outros.
Por que demoramos tanto tempo? Porque os brasileiros aqui no Japão não estavam preparados para um workshop assim. É simples, sabe aquele cara que se diz fotógrafo, que tem até estúdio mas não sabe o que é um flashmeter ou a diferença de uma lente Tilt-shift pra um desentupidor de pia, este cara não está apto a fazer este workshop.
Bom, hoje há muitas pessoas que estão aptas, vamos ver o que conseguirão!
O Celso é sem sombra de dúvida o fotógrafo brasileiro mais experiente que conheço por aqui. Formado em Publicidade e Propaganda no ano de 1984 pela FIAM (Faculdades Integradas Anehmbi Morumbi) a fotografia desde muito cedo faz parte do seu cotidiano pois ele é neto de Seiro Takayama, fotógrafo muito conhecido e conceituado em São Paulo. O Sr. Seiro é uma dessas pessoas que fazem parte importante da história da cidade de São Paulo, tanto que já foi até garoto propaganda da Kodak... e a ele é melhor dedicar um outro espaço e num outro dia.
Graças à internet conheci o Celso e num infortúnio do destino ele veio ao Japão trabalhar como operário, abdicando de todo o talento e histórico de trabalhos. Quando o conheci pessoalmente e pude dar uma leve folheada sobre seu portfólio veio-me o seguinte pensamento: Se eu fizer durante minha vida de fotógrafo 10% do que ele fez já estaria realizado profissionalmente.
Hoje tenho a visita dele bem frequente no meu apartamento e claro que para mim é uma enorme satisfação. Quero poder trabalhar com ele, não só nos workshops mas também com a fotografia publicitária aqui e isto é uma nova empreitada.
O que mais me fascinou no seu rico e extenso portfólio foi poder ver o cromo de médio ou grande formato, original sem alteração; ver a fotografia e depois ainda ver o impresso publicitário. Isto tem um valor muito grande na aprendizagem.
Voltando ao workshop do dia 1 de fevereiro. Serão montadas duas produção de still de mesa e guardamos aí uma surpresa, quem já presenciou a prova viu que por mais simples que seja, Celso tem requintes de preciosismo de um grande fotógrafo e toda produção fica muito bonita e harmoniosa. Também serão executadas fotografias de modelo (pessoa) aliada ao produto (eis a minha parte) e pretendo honrar o convite que ele me fez em dividir este curso comigo.
Para mim está sendo uma grande honra e um aprendizado sem valor tudo isso, gostaria que todos pudessem desfrutar disso também, mas serão apenas 12 vagas.
O horário será das 9:40 da manhã até as 17:30 da tarde com um período de almoço.
Informações: 090-3424-2188 ou saikiphoto@i.softbank.jp
O local é o mesmo do anterior. Aichi-ken Anjo-shi Shin Kominkan. Para facilitar quem tiver navegador pode buscar pelo código postal 446-0001 ou telefone 0566-98-3751.
abaixo uma foto da modelo que será utilizada no dia do workshop.

modelo: Rosana (Just One Models Agency)
maquiagem: Aline Araki
fotografia: Marcio Saiki/Felipe Ando
assistente: Marie Yamashita


2 comentários:

  1. caro marcio,

    meu nome é egidio zardo e conheci o celso nos "idos" de 2003, qdo namorava uma amiga dele, sandra matsubara. visitei seu studio aqui em sp e me surpreendi ao ver a beleza e profissionalismo de suas fotos. eram simplesmente incríveis! mais surpreso e incrivel pra mim foi saber que ele foi pro japão trabalhar de .. operário! mas graças a deus o mundo da volta e agora, por acaso, achei este teu blog informando do workshop. ainda bem pq um talento assim nao poderia ficar atrás de uma maquina vestindo um macacão!rs gostaria que enviasse meu contato a ele (espero que ele lembre). será um prazer trocarmos emails e informações, ainda mais que minha familia inteira é composta de fotografos (pai, mae, irmaos, tios etc). quem tem o bixinho da fotografia no sangue sabe que ele até pode estar quieto, mas está so esperando pra ser despertado). abraços Egidio. ezardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. caro marcio, favor deletar meu comentario acima, grato. egidio

    ResponderExcluir

Vai comentar? Valeu!!!